sábado, setembro 29

Andrea Inocêncio, Terceira / Açores - arte conceptual contemporânea

Veteporai (IX), 2007

Veteporai (I), 2007

Veteporai (XIV), 2007

Veteporai (X), 2007

Veteporai (II), 2007

Veteporai (III), 2007

Veteporai (VI), 2007

Veteporai (V), 2007

Veteporai (XII), 2007

Veteporai (XI), 2007

Veteporai (VIII), 2007

Veteporai (XIII), 2007
*
Andrea Inocêncio nasceu em Coimbra em 1977. Em 2000 concluiu a licenciatura em Pintura pela A.R.C.A./E.U.A.C., Coimbra. Em 2001 frequentou o primeiro curso de Cenografia e Arquitectura do Espectáculo pela Escuela Superior de Artes del Espectáculo TAI, Madrid, e em 2002 finalizou a pós-graduação em BD e Ilustração, pelo I.A.D.E., Lisboa. Tem o curso de Fotografia do Centro de Estudos de Fotografia. É presentemente professora de Educação Visual na Escola Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, e artista plástica residente na Galeria Pedro Serrenho, em Lisboa. Andrea Inocêncio já foi distinguida com vários prémios, nomeadamente menções honrosas nas VI e VIII edições do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II; na III Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde; em fotografia, no I Raide Fotográfico, Coimbra; em pintura, no concurso Liberdade 25 Anos, Miratejo; sem esquecer ainda o primeiro prémio Aquisição de Pintura "Andy Warhol", Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e a distinção de "Createur d'aujourd'hui" pela Fédération Nationale de la Culture Française.
*
Sobre a exposição "El Paisage Inventado"
*
"El Paisaje Inventado" é uma exposição internacional de fotografia digital, e é tida como uma oportunidade para o encontro e promoção de diversos artistas digitais da Macaronésia.
A exposição "El Paisage Inventado" tem como marco aglutinador a obtenção de uma selecção de autores e obras que reflictam uma paisagem com intervenção, que poderá ser designada como território inventado que é palco da interacção dos meios rural-urbano-natural.
Em 2005, foi seleccionada para participar no certame com duas obras de técnica mista - intervenção plástica sob fotografia digital -: "daqui para acolá pelas montanhas arrojadas" e "suave brisa de Outono envergonhado".
*
Sobre a exposição "In Out of the Big White Ballon"
*
Em 2006, realizou na Carmina Galeria, na Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, numa iniciativa do IAC-Instituto Açoriano de Cultura, uma instalação/performance intitulada "In Out of the Big White Ballon".
A instalação/performance desenvolveu-se em três etapas: a criação de um microcosmo belo, aparentemente perfeito e em harmonia; a revelação de um microcosmo frágil e sensível a todas as transformações, resultando num microcosmo efémero, com marcas permanentes deixadas pela destruição.
Nas palavras da artista, "um microcosmo é belo mas frágil e efémero. Tal como o mundo em que vivemos que se nos apresenta muitas vezes fascinante, mas na realidade é decadente" é vítima da acção destrutiva e inconsciente dos seus próprios habitantes " os humanos. A guerra, a ganância, a fome, epidemias, etc. consomem tudo de maravilhoso existente no nosso planeta. Esperança" Existe" mas será esse sentimento suficiente para evitar a consumação total"".
*
Sobre a exposição "Veteporai"
*
A partir de 20 de Janeiro e até 4 de Março, do próximo ano, vão estar em exposição, na Carmina Galeria, na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, as obras desta artista plástica, numa exposição intitulada "Veteporai". Acima faz-se a apresentação de algumas dessas obras, amavelmente cedidas por:
*
Ilha Terceira, Angra do Heroismo

Sem comentários: